Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias 2025 / Vereadora Kissila Ponath vai a Secretaria de Meio Ambiente e atualiza Situação do Saneamento Básico e Abastecimento de Água em Espigão do Oeste

Vereadora Kissila Ponath vai a Secretaria de Meio Ambiente e atualiza Situação do Saneamento Básico e Abastecimento de Água em Espigão do Oeste

por Jefferson Junior Leal Lins publicado 31/03/2025 12h40, última modificação 31/03/2025 12h40

A vereadora Kissila Ponath esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente para buscar informações sobre a situação do saneamento básico e do abastecimento de água em Espigão do Oeste. A secretária Natália forneceu um panorama detalhado da situação atual e dos projetos em andamento.

Saneamento Básico: Projeto Paralisado no Tribunal de Contas

O projeto de terceirização dos serviços de água e esgoto, iniciado em agosto de 2020 após um abaixo-assinado dos moradores do bairro Caixa d'Água, está paralisado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). O edital de licitação já foi publicado cinco vezes, mas todas as publicações foram suspensas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente aguarda uma decisão do TCE-RO para dar continuidade ao processo.

Abastecimento de Água: Ações de Curto, Médio e Longo Prazo

A situação do abastecimento de água em Espigão do Oeste é complexa e exige ações em diferentes prazos:

Curto prazo: A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) possui um plano de contingência para enfrentar a crise hídrica, com ações a serem executadas em caso de falta de água. A Defesa Civil Municipal também possui um plano de contingência e um registro de preços para perfuração de poços, se necessário.

Médio prazo: A conscientização da população sobre o uso racional da água é fundamental. A educação ambiental é uma das principais estratégias para garantir o abastecimento no futuro.

Longo prazo: Está em andamento o projeto da rede adutora do Rio Melgaço de Pimenta Bueno para Espigão do Oeste. O projeto conta com o apoio do Programa Calha Norte e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Amazônia (Cinde Rondônia). O Calha Norte já apresentou algumas observações à planilha do projeto, que estão sendo corrigidas pelo Cinde Rondônia. A próxima etapa é a obtenção da licença ambiental e a contratação de um arqueólogo para realizar estudos na área.

Compromisso da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Espigão do Oeste acompanha de perto a situação do saneamento básico e do abastecimento de água no município. A vereadora Kissila Ponath se compromete a continuar buscando informações e cobrando soluções para garantir o bem-estar da população.