Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Zonga Joadir protocola ofícios solicitando apoio da Seagri aos produtores de leite

por carvalholuizinho@bol.com.br — publicado 09/04/2021 10h29, última modificação 09/04/2021 10h29

A solicitação do vereador é no sentido da Seagri acionar o Procon em defesa dos produtores.

Na última quarta-feira 07, o vereador Zonga Joadir (PSB) se reuniu com o secretário de estado da agricultura, Evandro Padovani onde protocolou vários ofícios solicitando o apoio do secretário Padovani em várias demandas no município.

Zonga citou as dificuldades que o setor produtivo de leite vem passando no município com a queda dos preços que vem tornando a atividade quase que inviável para os pequenos produtores de Espigão do Oeste.

O vereador formalizou pedido para que a Seagri acione o PROCON para que o mesmo verifique os motivos pelo qual as indústrias de lacticínios estão baixando os preços do leite pagos aos produtores no resfriador.

“É um problema que tem que ser resolvido, pois o leite é a fonte de renda de muitos pequenos produtores que praticam a agricultura familiar em nosso município e com os preços atuais não tem como manterem o sustendo de suas famílias”, pontuou Zonga Joadir.

Segundo Zonga Joadir já tem muitos produtores de leite que estão aproveitando o bom preço da arroba da vaca gorda e estão vendendo suas vacas leiteiras para o abate nos frigoríficos pela incerteza de melhora nos preços do leite.

Outra solicitação do vereador foi no tocante a SEAGRI trabalhar na perfuração de poços semi artesianos para atender as pequenas propriedades rurais que não tem acesso a mananciais e consequentemente fica inviável a pratica da agricultura familiar.

Espigão do Oeste possui vários projetos de assentamentos rurais e essa situação acaba criando um impasse para os pequenos produtores cujos lotes não tem acesso a agua. “Com a perfuração dos poços essa problemática fica resolvida”, enfatizou Zonga.

Durante sua visita a Seagri, o vereador Zonga foi acompanhado pelos vereadores Adriano da Ambulância, Adão Salvático e Gilmar Loose que hipotecaram seu apoio as solicitações do colega em prol da classe produtora de Espigão.