Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores aprova projeto de lei que ajuda na identificação de pessoas com transtorno do espectro autista.

por edynho.hermoso@gmail.com — publicado 16/05/2023 09h30, última modificação 16/05/2023 09h30

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 11 de maio, um projeto de lei foi aprovado por unanimidade. A proposta, apresentada pelo Vereador Antonio José, tem como objetivo a criação de uma carteira e crachá de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista no município de Espigão D'oeste.

A iniciativa visa fornecer uma forma de identificação visual e rápida para facilitar o reconhecimento e o atendimento adequado às necessidades das pessoas com transtorno do espectro autista. O projeto recebeu apoio de todos os parlamentares da casa, demonstrando o compromisso da Câmara de Vereadores com a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

A carteira e o crachá de identificação serão emitidos pela Prefeitura Municipal, mediante solicitação dos responsáveis legais das pessoas com transtorno do espectro autista. Esses documentos conterão informações relevantes, como o nome da pessoa, sua foto, o diagnóstico de transtorno do espectro autista e outras informações consideradas necessárias para o melhor atendimento e apoio às necessidades individuais.

A criação dessa carteira e crachá de identificação traz benefícios significativos para as pessoas com transtorno do espectro autista e suas famílias. Primeiramente, a identificação visual permite que profissionais e funcionários de diversos estabelecimentos, como escolas, hospitais, repartições públicas e empresas privadas, reconheçam prontamente a condição e ofereçam o suporte adequado.

Além disso, a posse do documento facilitará o acesso a benefícios e serviços destinados especificamente às pessoas com transtorno do espectro autista. Isso inclui descontos em eventos culturais, prioridade no atendimento em filas e vagas de estacionamento reservadas. A carteira e o crachá também auxiliarão as forças de segurança e agentes públicos em emergências, permitindo uma abordagem mais adequada e empática.

A aprovação do projeto de lei pela Câmara de Vereadores de Espigão D'oeste é um passo significativo na construção de uma sociedade inclusiva e acolhedora para as pessoas com transtorno do espectro autista. A cidade se destaca ao reconhecer as necessidades específicas dessa parcela da população e ao promover medidas que visam garantir seus direitos e sua inclusão plena na sociedade.

A implementação dessa lei dependerá agora da regulamentação por parte do Executivo Municipal, que deverá estabelecer os procedimentos para a solicitação e emissão da carteira e crachá de identificação.