Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal de Espigão D’Oeste e Assembleia Legislativa de Rondônia entregam títulos honoríficos de cidadania a pioneiro da cidade.

por Tiago Ferreira Graunke publicado 22/03/2024 16h45, última modificação 22/03/2024 17h49

Na noite de quinta-feira (21), após a 7ª Sessão Ordinária de 2024, a Câmara Municipal de Espigão d'Oeste, no Palácio Romeu F. Melhorança, foi palco de uma homenagem ao pioneiro do município, o empresário Martino Tesch. Ele foi reconhecido pelos relevantes serviços prestados à sociedade desde a década de 70. Martino recebeu o título de “Cidadão Honorário Rondoniense” da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e o título de "Cidadão Espigoense" da Câmara Municipal.

Entrega do título de "Cidadão Honorário Rondoniense"

Entrega do título de "Cidadão Honorário Rondoniense".

O “Título de Cidadão Honorário Rondoniense”, a maior comenda do Poder Legislativo do estado, foi iniciativa do deputado estadual Alex Redano (Republicanos) e aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo. Já o Título de “Cidadão Espigoense” foi uma proposição do vereador Adriano Meireles da Paz (PSD).

Entrega do título de "Cidadão Espigoense"

Entrega do título de "Cidadão Espigoense".

A mesa da sessão solene foi composta pelo Deputado Estadual Alex Redano (Republicanos), 4º secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e proponente do título. Também estavam presentes o Deputado Estadual Cirone Deiró (União Brasil), 1º Secretário da mesa diretora, e o Deputado Estadual Jean Mendonça (PL), 2º Secretário da mesa diretora. Além deles, o prefeito municipal de Espigão D'Oeste Wélliton Pereira Campos (União Brasil), a Vereadora e Presidente da Câmara de Espigão D’Oeste, Delker Nobre (Republicanos), o Vereador e 1º Secretário da Câmara, Adiano da Ambulância (PSD), e a Sra. Elisabete Balbinot, presidente da subseção da OAB do município, também compuseram a mesa.

mesa da sessão solene

Integrantes da mesa da sessão solene.

Durante o uso da tribuna, todos expressaram sua honra em homenagear o Sr. Martino Tesch em vida. Agradeceram e parabenizaram-no pelos grandes feitos, pelo legado deixado e pela coragem em desbravar e por ajudar a construir Espigão D'Oeste.

O prefeito de Espigão D’Oeste, Wélliton Pereira Campos, destacou a honra de receber autoridades e famílias tradicionais para um evento tão significativo. "Essa é mais uma homenagem que entra para a história do município de Espigão do Oeste. Precisamos reconhecer aqueles que fizeram e ainda fazem diferença, em vida”, concluiu.

A Presidente da Câmara de Espigão D’Oeste, Delker Nobre, expressou sua gratidão a cada pioneiro que acreditou e se dedicou a construir a cidade. “Quantas histórias! Muito me alegro em poder homenageá-lo [...] Gratidão, Martino, você é merecedor. Somos gratos por tudo que o senhor fez pela cidade”, disse.

Delker Nobre

Presidente da Câmara Municipal, Delker Nobre.

O Vereador Adriano Meirelles da Paz (PSD) também expressou sua gratidão a Martino. “Você é responsável por construir Espigão. Seu legado é muito importante, por isso me sinto honrado e agradecido por tudo que o senhor fez pela cidade, pelas nossas famílias e pela cultura pomerana.”

Vereador Adriano

Vereador Adriano Meirelles da Paz.

Homenageado

Martino Tesch agradeceu a presença de todos, e contou parte da trajetória e de experiências vividas durante o período de colonização. Em seu discurso disse: “Tudo começou quando eu ouvi sobre estas terras no programa de rádio ‘A Voz do Brasil’ decidi me aventurar e conhecer, pouco depois, em 1970, trouxe minha primeira mudança e me mudei para cá em definitivo no ano de 1973. Foram mais de 15 viagens em uma caminhote Toyota trazendo pessoas do Espírito Santo para Espigão D’Oeste, não daria para contar todas as histórias hoje, mas adoraria recebê-los em minha casa e mostrar todo meu acervo, fotografias e contar mais sobre como foi essa jornada”

Martino Tesch discursando

Ao encerrar, o homenageado recebeu mensagens de felicitações pelos títulos recebidos, via internet, de várias autoridades, como o ex-vice-governador de Rondônia, Assis Canuto e do ex-governador e ex-deputado estadual Oswaldo Piana.

Martino Tesch tem 86 anos, sendo 55 dedicados a Rondônia, onde ajudou no desenvolvimento da agricultura local, tendo destaque na produção de café e criação de gado, além de fomentar a cultura e manter viva as tradições e características pomeranas no desenvolvimento da região.

Martino Tesch discursando

Por: Tiago F. Graunke - Assessor E. de Comunicação CMEO.