Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Doe Sangue, Salve Vidas! Saiba como participar da campanha de doação de sangue, que acontece nesta Sexta e Sábado (15 e 16).

por Tiago Ferreira Graunke publicado 15/03/2024 11h30, última modificação 15/03/2024 11h46

A doação de sangue é um ato solidário e voluntário, no qual uma pessoa saudável doa uma pequena quantidade de sangue para ajudar pacientes que precisam de transfusões, seja por doenças, cirurgias, acidentes ou outras situações médicas.

O sangue doado é essencial para salvar vidas, pois não pode ser produzido artificialmente e tem prazo de validade.

Com o objetivo de facilitar e tornar mais acessível a doação de sangue para os moradores de Espigão D'Oeste-RO, a equipe da FHEMERON, vinda de Cacoal-RO, organiza a logística de arrecadação na cidade para coletar bolsas de sangue.

A campanha de doação acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Espigão D’Oeste, com a seguinte programação:

Sexta-Feira (15/03/2024): das 15h às 20h
Sábado (16/03/2024): das 8h às 17h

(clique aqui para obter a localização)

“A edição anterior da campanha em Espigão D’Oeste quebrou recordes de arrecadação, foram 246 bolsas de sangue e 286 candidatos a doação de sangue. A expectativa é que este ano, a população participe ainda mais, e eleve ainda mais o número de bolsas arrecadadas.” Afirmou a presidente da câmara, Delker Nobre.

Durante a divulgação da campanha “Sou servidor, sou doador”, o Vereador Antônio José Nascimento destacou: “Convidamos a todos a participarem da campanha! Se você pode doar, por favor, compareça, se você não pode doar, você pode nos ajudar divulgando, compartilhando e convidando pessoas a participarem. Toda contribuição é bem-vinda! Participe deste ato de amor ao próximo.”

Sobre o ato de doar sangue:

• Não emagrece;

• Não engorda;

• Não afina o sangue;

• Não engrossa o sangue;

• Não vicia

Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:

• Estar em boas condições de saúde;

• Tenha entre 16 e 60 anos;

• 16 e 17 anos só poderá doar acompanhado pelos pais ou responsável legal.

• Ter peso igual ou maior que 50 quilos;

• Não esteja grávida;

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Não seja Epilético;

• Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);

• Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

Impedimentos temporários:

• Estar gripado, resfriado ou com febre;

• Estar grávida ou amamentando;

• Estar em tratamento médico;

• Ter ingerido bebida alcóolica no dia da doação (12 horas)

• Ter tatuagem feita há menos de 01 (um) ano;

• Ter feito endoscopia digestiva nos últimos 06 (seis) meses;

• Ter tido malária nos últimos 12 meses;

• Covid19 (aguardar 30 dias após a cura, sem sequelas);

Impedimentos definitivos:

• Hepatite após os 11 anos de idade;*

• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

• Uso de drogas ilícitas injetáveis;

• Malária.

• Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis.

Por: Tiago F. Graunke - Assessor E. de Comunicação