Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Homenagem da Câmara de Vereadores de Espigão do Oeste ao Dia Internacional da Enfermagem

por carvalholuizinho@bol.com.br — publicado 12/05/2021 09h55, última modificação 12/05/2021 09h58

Neste dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Essa data foi criada em homenagem à Florence Nightingale (1820-1910), nascida neste mesmo dia, há exatos 200 anos.

Essa mulher britânica é tão importante para a história de sua profissão que, em toda formatura ou colação de grau do curso de enfermagem, alunos do mundo inteiro repetem um juramento escrito por ela:

“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte;

Não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições. ”

Câmara de Vereadores de Espigão do Oeste