Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Severino Schulz incentiva cultura pomerana por meio de emenda impositiva

por edynho.hermoso@gmail.com — publicado 23/06/2023 10h45, última modificação 23/06/2023 10h57

O Vereador Severino Schulz, por meio de sua emenda impositiva, destinou R$ 10 mil para fortalecer a cultura pomerana em Espigão D'oeste. Essa cultura desempenha um papel fundamental no resgate dos costumes herdados pelos descendentes europeus que buscaram refúgio no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e se estabeleceram em Rondônia. O apoio maciço da Câmara de Vereadores foi essencial para a realização da 1ª Feira Cultural Café com Milho, um evento cujo objetivo foi fomentar e expandir ainda mais a cultura pomerana na região.

A feira, que contou com a participação massiva da comunidade local, incorporou um espaço de valorização e difusão dos costumes tradicionais no município. Com apoio do Vereador Severino Schulz, que já foi presidente da Associação Pomerana por quatro vezes, o evento reuniu diversas atividades relacionadas à cultura, como apresentações de danças típicas, exposições de artesanato e uma culinária tradicional destacando a famosa linguiça pomerana. Por meio dessas manifestações, o evento relembrou as histórias e as tradições dos pomeranos, enriquecendo o patrimônio imaterial da região.

Além de fortalecer a identidade pomerana em Espigão D'Oeste, a 1ª Feira Cultural Café com Milho também teve um impacto positivo no turismo cultural local. Ao celebrar as raízes culturais trazidas pelos imigrantes pomeranos, o evento estimulou o interesse dos visitantes e contribuiu para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a preservação e promoção dos costumes dos pomeranos. O Vereador Severino Schulz desempenhou um papel fundamental nesse processo, tanto por seu envolvimento ativo com a Associação Pomerana quanto por sua atuação na destinação de recursos.

Os esforços do Vereador Schulz não se limitam apenas a preservar as tradições dos espectadores atuais, mas também visam garantir que esses costumes sejam transmitidos às futuras gerações. A realização da 1ª Feira Cultural Café com Milho é um passo significativo nesse sentido, consolidando a cultura pomerana e enriquecendo o patrimônio imaterial do município. Uma iniciativa do Vereador Severino Schulz, juntamente com o apoio da Câmara de Vereadores, demonstra o compromisso com a diversidade e o valor cultural da região, promovendo uma maior valorização das raízes dos imigrantes europeus e fortalecendo a identidade local.